(Desenvolvido pelo Colégio Catarinense de Florianópolis/SC)
Tema: Projeto SC: Pluralidade Cultural e Construção da Identidade
PROJETO 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO e a aplicação da PPI ( 5 PASSOS )Trabalho multidisciplinar desenvolvido no campo de preservação de meio ambiente, desenvolvimento tecnológico, problemas sociais atuais, globalização cooperativa, desenvolvimento industrial, cidadania, ética,xenofobia, políticas públicas.
O trabalho reflete uma relação dialética entre os saberes e a realidade envolvendo a práxis existente, o ideal e a relação com a natureza. Propõe uma análise sobre os espaços ocupados pelo homem,suas relações culturais, sociais, políticas que interferem no desenvolvimento econômico dependendo da maneira como o homem se organiza para a produção e distribuição de bens.
É a ação do homem que transforma o espaço territorial e as relações, formando sociedades e espaço desiguais.
O momento de elaborar e discutir o trabalho é um momento privilegiado de a escola realizar com os educandos uma reflexão do que ocorre historicamente e trabalhar pela conscientização do que pode e deve mudar ou transformar para melhor.
Para que possamos educar para a promoção da justiça fundamentada no humanismo social cristão, é preciso desenvolver um trabalho com forte base acadêmica mas preocupado também em formar valores e atitudes que busquem a transformação social.
O trabalho, desenvolvido ao longo dos 3 (três) trimestres, possibilita atender os cinco momentos preconizados pelo Paradigma Pedagógico Inaciano, já que é a filosofia inspiradora de todos os conteúdos pedagógicos trabalhados.
Por que ao longo do ano? Justifica-se pela tentativa de romper com o imediatismo, o passageiro, o sem reflexão, sem preparo e, ao mesmo tempo, possibilita traduzirmos na prática o que preconiza o PPI.
Senão, vejamos:
1º momento:
– contextualizar (forma de tornar o conteúdo a ser trabalhado familiar aos aprendizes por meio de uma grande sensibilização)
- apresentação das cidades a serem visitadas para que os alunos iniciem a pesquisa;
- coleta de dados e preparação para a visita;
- divulgação dos temas a serem abordados;
- situar o aluno na realidade social que ele faz parte para poder depois comparar com outras realidades;
- seleção de materiais, textos para leitura que conduzam aos vários temas propostos.
2º momento:
– experiência (interação entre os conteúdos x conhecimento x prática);
- levantamento de dados das pesquisas e leituras realizadas;
- preparação das entrevistas e da viagem
- viagem e visita aos locais previamente estabelecidos.
3º momento:
– reflexão (é o momento de dar sentido, tornando consciente algo que anteriormente ainda não discriminávamos);
- estabelecer as relações entre os dados coletados e as informações obtidas e visitadas;
- leituras , interpretações, análises, comparações;
- reflexão crítica ao elaborar o trabalho e estabelecer as relações.
4º momento:
– Ação –(nova postura diante do conhecimento. É o velho re-sigfnificado) ;
- reelaborar e/ou complementar o trabalho de pesquisa;
- organizar com excelência acadêmica e humana (respeito aos diversos grupos) e usar de criatividade na busca do “mágis”;
- hora de demonstrar a solidariedade e alteridade, respeitando os diferentes e as opiniões divergentes;
5º momento:
– Avaliação – (postura de avaliação e/ou observação da prática);
- avaliação crítica das ações e pesquisas desenvolvidas pelo grupo, por cada um individualmente e por todos da sala;
- encaminhamento de sugestões de melhorias às comunidades visitadas;
- co-avaliação dos diversos trabalhos apresentados;
Justificativa
Levando-se em conta a proposta de se fazer uma educação capaz de primar pela excelência, o presente trabalho justifica-se pela necessidade de se conhecer e de se avaliar criticamente a realidade econômica-política e social de Santa Catarina, a fim de se desenvolver atividades culturais que possibilitem aos educandos a construção, aplicação, resignificação e análise dos valores aprendidos para a construção da cidadania.
É preciso ter em conta que educar para a cidadania deve estimular o educando a ter uma atitude crítica permanente tendo como limite apenas o respeito à democracia, aos direitos humanos e ao necessário cumprimento da lei.
Educar para uma cidadania multicultural é um enorrme desafio aos professores e, também, uma estratégia poderosa para melhorar a convivência e o respeito mútuo em nossa sociedade.
Não basta preservar o meio ambiente e corrigir os abusos cometidos o mais importante é formar novos cidadãos, conscientes de sua responsabilidade na mudança de mentalidade e nas práticas. É preciso preparar o aluno para que saiba enfrentar uma situação-problema com capacidade de resumir idéias e propor sugestões criativas de mudanças com capacidade argumentativa, não deixando de respeitar todas as culturas com ética e responsabilidade.
Objetivo GeralSensibilizar e conscientizar o corpo discente da 2ª série do Ensino Médio quanto à complexibilidade das questões que envolvem a administração de uma cidade e nosso papel enquanto cidadãos responsáveis e interessados e atuar de forma positiva possibilitando o repensar de algumas ações públicas e privadas com vistas ao bem estar da coletividade e preservação do meio ambiente às futuras gerações;
Municípios a serem visitados e professores responsáveis
2ª A- - Pomerode - Professor Coelho
2 ªB - Joinville - Professor Pedro
2ª C - Jaraguá do Sul - Professora Maria Aparecida Heith
2ª D - Tubarão - Professsora Cristiane Milles
2ª E - Blumenau - Professora Lúcia
2ª F - São João Batista e Nova Trento - Professora Vera
Orientação para pesquisa prévia
- aspectos físicos: localização área – relevo;
- principais colonizadores;
- aspectos culturais, folclore;
- setores da economia – principais produtos da região, exportação;
- nome do prefeito ( principais políticos da região);
- pontos turísticos;
- aspectos humano – número de habitantes na região;
- curiosidades sobre a região.
- Bibliografia: mínimo de 4 e máximo 10 folhas; digitado, com fonte 11 ou 12.
Data da viagem dia 23/04/ 2008
Matemática - Compilação, análise de dados e elaboração de gráficos estatísticos com explicações detalhadas de leitura dos mesmos.
Química – Indústrias e estudos do Meio Ambiente: água(do manancial até as casas), tratamento do lixo e quais as alternativas significativas que o município está propondo e executando para dificultar o aquecimento global. O que está dando certo no município que propicie um desenvolvimento sustentável.
História - Paralelo da História do Brasil e SC com destaque para os períodos de imigração e suas contribuições
Geografia - Características Geopolíticas – Cidadania – Turismo - Paralelo entre os aspectos físicos dos municípios visitados e degradação ambiental (paralelo com as industrias visitadas).
Física e Laboratório de Física - Avanços tecnológicos com destaque para Engenharia Elétrica/Mecânica - indústria pesada /Física Moderna/ Ações empreendedoras- Respeito ao meio ambiente
Biologia e Educação Física – Bio-ética/Cidadania Planetária-integridade humana e planetária- Políticas Públicas voltadas à saúde- lixo hospitalar- legislação pertinente- Direitos do cidadão
Filosofia - Ética – ética das ações governamentais- Política Públicas voltadas ao cidadão, ao idoso, às crianças Papel do Judiciário- Juizado de pequenas causas Procon– consciência social...
Português - pesquisa sobre os elementos culturais da região visitada, envolvendo danças e comidas tipicas, autores e ou artistas regionais, folclore, Teatros,Museus...Etapas - Estratégias
Passos realizados a seguir
- Preparação prévia dos alunos incluindo orientações sobre trabalho científico, como fazer entrevistas,como gravar, filmar, etc...;
- Pesquisa prévia sobre o município visitado estimulado pelo professor, na intenção de preparar o estudante para a valorização dos elementos da natureza e a análise das transformações do espaço causadas pelo homem. Segue esquema:
- Contato com as prefeituras, encaminhamento dos ofícios/ preparação do roteiro e levantamento das questões para entrevistas pelos alunos
- visita a municípios catarinenses;
- compilação do material trazido sobre a cidade, entrevistas realizadas, relatórios sobre as visitas efetivadas, comentários sobre a indústria visitada,debates em sala;
- pesquisa complementar orientada pelo professor;
- organização do trabalho; orientação pelo professor em sala;
- entrega do material escrito e/ou digitado na Coordenação, até o dia 04 de julho, das 07h30min às 18horas, impreterivelmente.
- revisão do professor responsável;
- devolução do material escrito e/ou digitado,para que os alunos possam melhorar as observações, orientações e sugestões dos Professores, do dia 04 á 08 de agosto. Cada Equipe deverá entregar ao Professor Orientador do trabalho;
- apresentação em forma de Seminário às demais turmas da 2ª série, organizadas em 2 grandes grupos: turmas ABF e turmas CDE;
- entrega de todo material áudio visual realizado pela turma;
- compilação de todos os trabalhos organizando um documentário em DVD, de 20 minutos para ser apresentados na semana cultural;
- alunos reapresentam os trabalhos para as turmas de 7º e 8º ano durante a semana cultural.
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